quarta-feira, 17 de junho de 2015

SABEDORIA DE PRETO VELHO

  Em sua fumaça, o Preto Velho traz muita sabedoria. Sabedoria essa que nem sempre é aproveitada pelo povo de branco. Sabedoria humilde e que vem das senzalas. Sabedoria por toda sua vivência e seu caminhar.
Quando um Preto Velho está sentado em seu banco, pitando seu cachimbo, rezando seu patuá, ele está aberto para ensinar, dar luz, dar caminho, e nem sempre as pessoas sabem aproveitar isso. Muitos se sentem entediados, com sono... mas é só estarem passando por um sufoco que sentam em frente a um Preto Velho para pedir colo. Muitas vezes um preto velho está ali sozinho, sem ninguém sentado na frente, sem ninguém querendo sequer aprender a história da sua própria fé, mas quando estão passando por momentos difíceis, todos querem sentar em frente a um Preto Velho e chorar suas mágoas. Poucos se lembram daquele velhinho rezador quando estão bem, mas todos se lembram daquele mesmo velhinho quando estão na pior. Agora pergunte quantos sentaram algum dia com um Preto Velho, simplesmente para ouvir suas histórias.
 Saibam que Preto Velho é muito mais do que reza e palavras de consolo. Preto Velho é sabedoria, Preto Velho é raiz, Preto Velho é fundamento, Preto Velho é história, Preto Velho é carinho. Acima de tudo, Preto Velho é respeito.
Salve as Santas Almas Benditas 

Um comentário:

  1. Toda a nossa tradição e ancestralidade está nas mãos, nos olhos e nas falas desse velhos. Sentar em seus pés e ouvir o seu falar, é beber de uma fonte de inesgotável saber. É conhecer uma história que não é contada. Pena que poucos, muito poucos têm paciência de sentar e escutar os ensinamentos passados com a calma que só os velhos possuem.

    ResponderExcluir